13 de mai. de 2009

Pesquisa refente as doenças causadas por seres vivos.

Na natureza existem seres vivos que podem entrar em nosso corpo e causar doenças. Essas doenças podem ser: bactérias, vírus e alguns tipos de vermes.
Geralmente estas doenças causadas por estes tipos de seres vivos são contagiosas e muito perigosas.
No Brasil, algumas são mais frequentes.


A turma foi dividida em grupos de 3, ficando cada grupo responsável pela busca de informações. Estas informações serão apresentadas em grande grupo em sala e depois postadas aqui neste blog.

Confira aqui um pouco do que pesquisamos. As postagens dos grupos constam em comentários.

18 comentários:

Isabely,Camyla e Gabriely disse...

Tétano

O tétano é uma doença grave causada por bactérias.As bactérias causadoras do tétano encontra-se em grande quantidade no solo.Elas entram no organismo do homem por meio de ferimentos,como cortes, arranhões,picadas e etc.
Para combater o tétano devemos:
* Lavar imediatamente qualquer ferimento com água e sabão;
* Desinfetar os ferimentos e fazer os curativos adequados;
* Tomar a vacina contra o tétano;
* Procurar o médico quando se tratar de ferimentos graves (grandes ou profun-
dos).

Anônimo disse...

Aids

A aids é causada pelo vírus HIV vírus que destrói as células de defesa.É transmítivel por relaçõens sexuais com pessoas cotaminadas é pelo este encorreto de agulhas e seringas é contagiosa

Letícia, Vitória e Francine disse...

LEPTOSPIROSE

Leptospirose é uma doença grave causada pela urina dos ratos.
A leptospirose também se chama doença Weil.É uma doença bacteriana que afeta seres humano e animais.
Nós pegamos essa doença pelas enchentes e no contato com os ratos.

johan,joão vitor., jayson disse...

Ascaridíase!

São vermes que se localizam no intestino.Eles podem ir até o coração e chegar aos pulmões. Alguns dos sintomas da ascaridíase são: alergia como urticária, convulsões e edemas.

Selmo, Lais, João Marcos disse...

Tuberculose Pulmonar

A tuberculose pulmonar é uma doença grave e contagiosa, que é transmitida quando uma pessoa doente respira ou tosse muito perto de uma pessoa saudável
A doença é causada por uma bactéria chamada {bacilo de koch}.
Hoje a tuberculose já tem tratamento; o tratamento dura seis meses, se a pessoa fuma ou parou de fumar o tratamento é mais longo.

Diogo,Vinicios e Guilherme disse...

Meningite
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges.Menbranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada principalmente por vírus e bactérias. O quadro das meningites virais é a mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe.Já a causada por bactéria é altamente contagiosa e geralmente grave,sendo a doença meningocócica a mais severa.O ser humano e o único hospedeiro natural desta doença. A transmissão se dá pelo contato da saliva ou goticulas de saliva da pessoa doente com os orgãos respiratórios de um indivíduo saudavel,levando a bactéria para o sistema circulatório.

ERICK VICTOR ICARO disse...

HEPATITE
A HEPATITE É UMA DOENÇA GRAVE E DEVE SER CURADA.
O DOENTE DEVE FICAR INSOLADO E EM REPOUSO ABSOLUTO.
APRENDEMOS TAMBEM QUE A HEPATITE É UMA INFLAMAÇÃO NO FIGADO E QUE PODE RESULTAR DE UMA SIMPLES ALTERAÇÃO LABORATORIAL. A HEPATITE PODEM SER A,B;C.

Gabriel. Marcelo e Tamirys disse...

Aids

A aids é causada pelo vírus HIV. Vírus que destrói as células de defesa do organismo. É transmitível por relações sexuais com pessoas contaminadas,e pelo uso incorreto de agulhas e seringas contaminadas. É uma uma doença altamente contagiosa.

Laissa,maria fernanda e lorrana turma:42 disse...

LEPTOSPIROSE

A leptospirose, também é chamada de doença do rato. É uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e,em seu quadro mais severo, pode levar a morte.

Luana,Emanuella e Lucas,turma:42 disse...

Cólera

A Cólera é uma doença transmitível que pode levar a morte.Ela é causada por uma bactéria.Os sintomas são:diarréia intensa,caimbras,desidratação e outros.Para nos prevenir contra a doença temos que lavar bem os alimentos com água e um pouco de água sanitária,evitar ficar perto de pessoas que tenham Cólera e tomar a vacina.

Thaiany,João Vitor e Maria Eduarda turma:42 disse...

Ascaridíase
A ascaridíase é uma doença causada pela falta de higiene tanto pessoal como dos alimentos e da água.
Ela coloca cerca de 200 mil ovos no intestino,os machos apresentam a cauda enrolada menores que as fêmeas por isso podemos diferencia-los.Quando ela atinge o pulmão e o coração precisamos tomar um remédio chamado corticóide.

LUCAS VICHIETT,EMANOEL E LUCAS SANTOS disse...

Tétano
Tétano é uma doença provocada por um bacilo muito resistentes que vive durante muitos anos no solo.
Os sintomas do tétano é produzido pela toxina e pela bactéria que ataca sempre o sistema nervoso central, o aparelho respiratório, o sistema de abrir e fechar a boca e engolir alimentos, e por em risco a vida das pessoas.
Ele entra no organismo do homem por meio
de arranhões,cortes ou picadas e etc.

JOÃO MARCOS,BRUNO,ADEMIR TURMA 42 disse...

AIDS


A Aids é uma doença infeccionada que compromete o sistema imunológico do organismo.É causada por um vírus chamado HIV.
Ainda não existe vacina para prevenir,nem remédio para curar,mas a Aids pode e deve ser evitada.Podemos mudar nosso comportamento.
O contato sexual só pode ser prevenido através do uso de preservativos de látex durante a relação sexual,seja ela vaginal,oral ou anal.
.pelas mucosas sexuais e na corrente sangüínea.
.recebendo esperma.
.recebendo sangue ou derivados por transfusão.
.durante a gravidez e/ou amamentação.
.através do uso compartilhado de seringas e agulhas com portadores do vírus.

Francielle, Jessica, Leonardo. Turma 42 disse...

Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegyptia originária da África que também é responsável pela febre amarela humana.Esse mosquito adora colocar seus ovos na água parada e limpa.

Fábio,Henrique e João Victor disse...

Tuberculose
Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo koch. Ele afeta diversas estruturas orgânicas sobretudo pulmões,rins e ossos.Os sintomas principais podem passar despercebidos. Em fase avançada pode ocorrer tosse com catarro, emagrecimento e sangue no catarro. Em 90 % dos casos é pulmonar podendo ocorrer na maioria dos orgãos.

IGOR,FELIPE,JHONATA 42 disse...

HEPATITE
Hepatite é uma doença inflamatória que dá no fígado . Ela pode resultar de uma símples alteração laboratorial ou fulminante podendo ser fatal.Tem vários tipos de hepatite a mais conhecidas são causadas por virus.Outra como a hepatite C é causada por bactéria e é muito perigosa.

Cinthia, Paola, Waltter. Turma: 42 disse...

Meningite

A meningite pode ser causada por virus,fungos ou bactérias,desenvolvendo infecção nas meninges,membramas que envolvem e protegem o cérebro e medula.
As bactérias se multiplicam nas veias nasais e na garganta,sem causar dor,caem na corrente sanguínea e se instalam nas meninges,com o que provoca febre,dor de cabeça intensa,vômitos e rigidez na nuca.
A meningite geralmente é causada em crianças,nós devemos ficar em lugares arejados e não em ambientes fechados!

Unknown disse...

eu adorei fazer esse trabalho com a sarita ela é uma otima professora e eu o adimiro muito